– O que é: Urticária

A urticária é uma condição de pele comum que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Também conhecida como urticária, essa condição pode ser desencadeada por uma variedade de fatores, como alimentos, medicamentos, picadas de insetos e estresse. Neste glossário, vamos explorar o que é urticária, seus sintomas, causas, tratamentos e muito mais.

O que é Urticária?

A urticária é uma condição de pele caracterizada por manchas vermelhas, elevadas e coceira que podem aparecer em qualquer parte do corpo. Essas manchas, também conhecidas como vergões, podem variar de tamanho e forma e geralmente desaparecem dentro de algumas horas. No entanto, em alguns casos, a urticária pode persistir por várias semanas ou até mesmo meses.

Sintomas da Urticária

Os sintomas da urticária incluem manchas vermelhas, elevadas e coceira na pele, que podem variar em tamanho e forma. Além disso, algumas pessoas podem experimentar inchaço nos lábios, olhos, mãos e pés, bem como sensação de queimação ou formigamento na pele afetada. Em casos graves, a urticária pode causar dificuldade para respirar, tontura e desmaio.

Causas da Urticária

A urticária pode ser desencadeada por uma variedade de fatores, incluindo alimentos, medicamentos, picadas de insetos, exposição ao frio ou calor, estresse e infecções virais. Além disso, algumas pessoas podem desenvolver urticária devido a alergias a substâncias como pólen, pelos de animais e látex. É importante identificar a causa subjacente da urticária para evitar recorrências.

Tipos de Urticária

Existem vários tipos de urticária, incluindo urticária aguda, crônica, física, aquagênica, por pressão e dermatográfica. A urticária aguda é caracterizada por episódios recorrentes de vergões e coceira que duram menos de seis semanas, enquanto a urticária crônica persiste por mais de seis semanas. Já a urticária física é desencadeada por estímulos físicos, como pressão, frio e calor.

Diagnóstico da Urticária

O diagnóstico da urticária geralmente envolve um exame físico, histórico médico detalhado e, em alguns casos, testes de alergia. O médico pode solicitar exames de sangue, testes de pele e testes de provocação para identificar a causa subjacente da urticária. Além disso, é importante informar ao médico sobre quaisquer medicamentos que esteja tomando, pois alguns deles podem desencadear a urticária.

Tratamento da Urticária

O tratamento da urticária pode incluir o uso de medicamentos antialérgicos, corticosteroides, anti-histamínicos e cremes tópicos para aliviar a coceira e a inflamação. Além disso, é importante evitar os fatores desencadeantes da urticária, como alimentos alergênicos, medicamentos e estímulos físicos. Em casos graves, o médico pode prescrever terapias de imunomodulação ou imunoterapia.

Prevenção da Urticária

Para prevenir a urticária, é importante evitar os fatores desencadeantes conhecidos, como alimentos alergênicos, medicamentos, picadas de insetos e estímulos físicos. Além disso, é recomendável manter a pele hidratada, usar roupas leves e respiráveis e evitar o estresse excessivo. Em casos de urticária crônica, é importante seguir o plano de tratamento prescrito pelo médico e fazer acompanhamento regular.

Em resumo, a urticária é uma condição de pele comum que pode ser desencadeada por uma variedade de fatores. É importante identificar a causa subjacente da urticária e seguir um plano de tratamento adequado para aliviar os sintomas e prevenir recorrências. Se você suspeitar que está com urticária, consulte um médico para um diagnóstico preciso e um plano de tratamento personalizado.