O que é: União Estável (e seus efeitos nos direitos trabalhistas)

A união estável é uma forma de constituição familiar reconhecida pela legislação brasileira, que garante direitos e deveres aos casais que vivem juntos de forma pública, contínua e duradoura. Neste glossário, vamos explorar o que é união estável e seus efeitos nos direitos trabalhistas dos companheiros.

O que é União Estável

A união estável é uma forma de convivência entre duas pessoas que se assemelha ao casamento, mas sem a formalização legal. Para que seja reconhecida como união estável, é necessário que o casal viva junto de forma pública, contínua e duradoura, com o objetivo de constituir uma família. Essa forma de relacionamento é protegida pela Constituição Federal e pelo Código Civil, que garantem direitos e deveres aos companheiros.

Requisitos para Reconhecimento da União Estável

Para que a união estável seja reconhecida legalmente, é necessário que o casal cumpra alguns requisitos, como a convivência pública, contínua e duradoura, a inexistência de impedimentos legais para o casamento, a comunhão de vida e a assistência mútua. Além disso, é importante que haja a intenção de constituir uma família, mesmo que não haja a formalização do casamento.

Direitos Trabalhistas na União Estável

Os companheiros que vivem em união estável têm direitos trabalhistas assegurados, como a possibilidade de inclusão como dependente em planos de saúde e seguros de vida, o direito à licença-maternidade e paternidade, a pensão por morte, entre outros benefícios. Além disso, a união estável pode influenciar na divisão de bens e na sucessão hereditária dos companheiros.

Impacto nos Benefícios Trabalhistas

A união estável pode impactar diretamente nos benefícios trabalhistas oferecidos pelas empresas, uma vez que os companheiros podem ser considerados dependentes para efeitos de benefícios como plano de saúde, seguro de vida e previdência privada. É importante que as empresas estejam cientes da legislação que protege a união estável e garantam os direitos dos companheiros.

Proteção Legal dos Companheiros

A legislação brasileira garante a proteção legal dos companheiros que vivem em união estável, assegurando direitos e deveres aos casais que optam por essa forma de convivência. É importante que os companheiros estejam cientes dos seus direitos trabalhistas e busquem a orientação de um advogado especializado em direito de família para garantir a proteção legal da união estável.

Divisão de Bens na União Estável

Na união estável, os companheiros têm direito à divisão de bens adquiridos durante a convivência, desde que comprovem a existência da união estável e a contribuição de cada um para a aquisição dos bens. A divisão de bens na união estável segue as mesmas regras da comunhão parcial de bens, garantindo aos companheiros a partilha dos bens adquiridos em conjunto.

Sucessão Hereditária na União Estável

Na união estável, os companheiros têm direito à sucessão hereditária, ou seja, à herança deixada pelo falecimento de um dos companheiros. Para garantir o direito à sucessão hereditária, é importante que os companheiros comprovem a existência da união estável e a convivência pública, contínua e duradoura. A sucessão hereditária na união estável segue as mesmas regras da sucessão legítima, garantindo aos companheiros o direito à herança.

Em resumo, a união estável é uma forma de constituição familiar reconhecida pela legislação brasileira, que garante direitos e deveres aos companheiros que vivem juntos de forma pública, contínua e duradoura. Os efeitos nos direitos trabalhistas dos companheiros incluem a possibilidade de inclusão como dependente em benefícios oferecidos pelas empresas, a divisão de bens adquiridos durante a convivência e o direito à sucessão hereditária. É importante que os companheiros estejam cientes dos seus direitos e busquem a orientação de um advogado especializado em direito de família para garantir a proteção legal da união estável.