O que é: Ultravioleta (UV)

A radiação ultravioleta (UV) é uma forma de radiação eletromagnética que está presente na luz solar e é responsável por causar danos à pele humana. Existem três tipos principais de raios UV: UVA, UVB e UVC. Neste glossário, vamos explorar o que é a radiação ultravioleta, como ela afeta a pele e quais são os riscos associados à exposição excessiva.

O que é Radiação Ultravioleta (UV)

A radiação ultravioleta (UV) é uma forma de radiação eletromagnética com comprimentos de onda mais curtos do que a luz visível, mas mais longos do que os raios X. Ela é classificada em três tipos principais, com base em seus comprimentos de onda: UVA, UVB e UVC. A radiação UV é invisível ao olho humano, mas pode causar danos à pele e aos olhos quando exposta em excesso.

Tipos de Radiação Ultravioleta

1. Raios UVA: Os raios UVA têm comprimentos de onda mais longos e são os mais abundantes na luz solar. Eles podem penetrar profundamente na pele e são os principais responsáveis pelo envelhecimento precoce e pelo câncer de pele.

2. Raios UVB: Os raios UVB têm comprimentos de onda mais curtos e são parcialmente filtrados pela atmosfera terrestre. Eles são os principais causadores de queimaduras solares e câncer de pele.

3. Raios UVC: Os raios UVC têm comprimentos de onda mais curtos e são totalmente absorvidos pela atmosfera terrestre. Eles são os mais perigosos para a saúde humana, mas raramente atingem a superfície da Terra devido à sua absorção pela camada de ozônio.

Efeitos da Radiação Ultravioleta na Pele

A exposição excessiva à radiação ultravioleta pode causar uma série de danos à pele, incluindo queimaduras solares, envelhecimento precoce, rugas, manchas e câncer de pele. Os raios UVA penetram nas camadas mais profundas da pele, danificando o colágeno e a elastina, resultando em rugas e flacidez. Já os raios UVB são os principais responsáveis pelas queimaduras solares e pelo desenvolvimento de câncer de pele.

Proteção contra a Radiação Ultravioleta

Para se proteger dos efeitos nocivos da radiação ultravioleta, é importante adotar medidas de proteção solar, como usar protetor solar com fator de proteção adequado, evitar a exposição ao sol nos horários de pico, usar roupas e acessórios de proteção, como chapéus e óculos de sol, e buscar a sombra sempre que possível. Além disso, é importante realizar exames de rotina com um dermatologista para detectar precocemente possíveis lesões de pele.