O que é: Ultra-sonografia obstétrica

A ultra-sonografia obstétrica é um exame de imagem amplamente utilizado durante a gestação para monitorar o desenvolvimento do feto e garantir a saúde da mãe e do bebê. Neste glossário, vamos explorar em detalhes o que é a ultra-sonografia obstétrica, como ela é realizada, quais são os seus benefícios e como ela pode auxiliar no acompanhamento da gravidez.

O que é Ultra-sonografia obstétrica?

A ultra-sonografia obstétrica, também conhecida como ultrassom obstétrico, é um exame de imagem que utiliza ondas sonoras de alta frequência para criar imagens em tempo real do feto, do útero e dos órgãos reprodutivos da mulher. Este exame é indolor e não invasivo, sendo considerado seguro tanto para a mãe quanto para o bebê.

Como é realizada a Ultra-sonografia obstétrica?

A ultra-sonografia obstétrica é realizada por um técnico especializado em ultrassonografia, conhecido como ultrassonografista. Durante o exame, a gestante deita-se em uma maca e o ultrassonografista aplica um gel na região abdominal para facilitar a transmissão das ondas sonoras. Em seguida, ele desliza um transdutor sobre a barriga da gestante, captando as imagens do feto e dos órgãos reprodutivos.

Benefícios da Ultra-sonografia obstétrica

A ultra-sonografia obstétrica oferece uma série de benefícios tanto para a gestante quanto para o bebê. Este exame permite acompanhar o desenvolvimento do feto, identificar possíveis anomalias congênitas, avaliar a posição do bebê no útero, verificar a quantidade de líquido amniótico e detectar problemas como placenta prévia e descolamento prematuro da placenta.

Tipos de Ultra-sonografia obstétrica

Existem diferentes tipos de ultra-sonografia obstétrica, cada um com uma finalidade específica. O ultrassom morfológico, por exemplo, é realizado entre a 20ª e a 24ª semana de gestação e tem como objetivo avaliar detalhadamente a anatomia do feto. Já o ultrassom Doppler é utilizado para avaliar o fluxo sanguíneo no útero e na placenta, sendo indicado em casos de pré-eclâmpsia e restrição de crescimento fetal.

Quando fazer a Ultra-sonografia obstétrica?

A ultra-sonografia obstétrica pode ser realizada em diferentes momentos da gestação, de acordo com a recomendação do obstetra. O primeiro ultrassom geralmente é feito entre a 6ª e a 10ª semana de gestação para confirmar a gravidez, calcular a idade gestacional e verificar a presença de batimentos cardíacos. Os demais ultrassons são realizados ao longo da gestação para monitorar o desenvolvimento do feto e detectar possíveis problemas.

Preparo para a Ultra-sonografia obstétrica

Antes de realizar a ultra-sonografia obstétrica, é importante seguir algumas recomendações para garantir a qualidade das imagens. É recomendado beber bastante água antes do exame para encher a bexiga, o que facilita a visualização do útero e do feto. Além disso, é importante seguir as orientações do médico em relação à alimentação e à ingestão de líquidos antes do exame.

Riscos da Ultra-sonografia obstétrica

A ultra-sonografia obstétrica é considerada um exame seguro e não invasivo, sem riscos conhecidos para a mãe e o bebê. As ondas sonoras utilizadas na ultrassonografia não são ionizantes, ou seja, não causam danos ao DNA das células. No entanto, é importante realizar o exame com moderação e apenas quando indicado pelo médico, para evitar exposições desnecessárias.

Em resumo, a ultra-sonografia obstétrica é um exame de imagem fundamental durante a gestação, que permite monitorar o desenvolvimento do feto e garantir a saúde da mãe e do bebê. Este exame oferece uma série de benefícios, como a detecção precoce de anomalias congênitas e a avaliação da posição do bebê no útero. É importante seguir as recomendações do obstetra em relação à realização dos ultrassons e manter um acompanhamento adequado ao longo da gestação.