O que é: Xerostomia cronica

Xerostomia crônica: O que é e como afeta a saúde bucal

A xerostomia crônica, também conhecida como boca seca, é uma condição caracterizada pela diminuição da produção de saliva. A saliva desempenha um papel fundamental na saúde bucal, ajudando na digestão, na lubrificação da boca e na proteção contra bactérias. Quando a produção de saliva é reduzida, podem surgir diversos problemas, como cáries, mau hálito e dificuldade para falar e engolir.

Causas da xerostomia crônica

A xerostomia crônica pode ser causada por diversos fatores, como o envelhecimento, o uso de certos medicamentos, a radioterapia na região da cabeça e pescoço, o tabagismo e o consumo excessivo de álcool. Além disso, condições médicas como diabetes, doença de Parkinson e Síndrome de Sjögren também podem contribuir para o desenvolvimento da boca seca.

Sintomas da xerostomia crônica

Os sintomas da xerostomia crônica incluem boca seca e pegajosa, dificuldade para engolir e falar, sensação de queimação na boca, lábios rachados, gosto metálico na boca e aumento da sede. Além disso, a falta de saliva pode levar ao surgimento de cáries, gengivite e infecções fúngicas na boca.

Diagnóstico e tratamento da xerostomia crônica

O diagnóstico da xerostomia crônica é feito com base nos sintomas relatados pelo paciente, exames clínicos e testes laboratoriais para avaliar a produção de saliva. O tratamento da boca seca envolve a identificação e o tratamento da causa subjacente, o uso de medicamentos para estimular a produção de saliva e medidas de cuidados bucais, como a ingestão de água regularmente e a utilização de saliva artificial.

Complicações da xerostomia crônica

A xerostomia crônica pode levar a diversas complicações, como cáries dentárias, gengivite, periodontite, candidíase oral e dificuldade para usar próteses dentárias. Além disso, a boca seca pode afetar a qualidade de vida do paciente, causando desconforto, dor e dificuldade para se alimentar adequadamente.

Prevenção da xerostomia crônica

Para prevenir a xerostomia crônica, é importante evitar o consumo de tabaco e álcool em excesso, manter uma boa higiene bucal, beber água regularmente, evitar alimentos e bebidas açucaradas, e realizar consultas regulares ao dentista. Além disso, é fundamental informar o profissional de saúde sobre qualquer medicamento em uso que possa causar boca seca.

Impacto psicológico da xerostomia crônica

A xerostomia crônica pode ter um impacto significativo na qualidade de vida do paciente, causando constrangimento social, ansiedade, depressão e isolamento. A boca seca pode interferir nas atividades diárias, como falar, comer e beber, e afetar a autoestima e a saúde mental do indivíduo.

Abordagem multidisciplinar no tratamento da xerostomia crônica

O tratamento da xerostomia crônica requer uma abordagem multidisciplinar, envolvendo dentistas, médicos, fonoaudiólogos e outros profissionais de saúde. É importante identificar e tratar a causa subjacente da boca seca, além de adotar medidas para aliviar os sintomas e prevenir complicações a longo prazo.

Em resumo, a xerostomia crônica é uma condição comum que pode afetar a saúde bucal e a qualidade de vida do paciente. É importante buscar ajuda profissional para diagnosticar e tratar a boca seca, prevenindo complicações e melhorando o bem-estar geral. Com um tratamento adequado e cuidados regulares, é possível controlar os sintomas da xerostomia crônica e manter a saúde bucal em dia.