O que é: Sindicância Administrativa

A sindicância administrativa é um procedimento interno realizado por órgãos públicos e empresas privadas para apurar possíveis irregularidades ou infrações cometidas por servidores ou funcionários. Esse processo é regido por normas e regulamentos específicos, que determinam as etapas a serem seguidas e os prazos para a conclusão da investigação. Neste glossário, vamos explorar em detalhes o que é a sindicância administrativa e como ela funciona.

O que é Sindicância Administrativa

A sindicância administrativa é um procedimento investigativo realizado internamente por uma instituição para apurar possíveis irregularidades cometidas por seus servidores ou funcionários. Essas irregularidades podem variar desde desvios de conduta até o descumprimento de normas internas ou leis vigentes. A sindicância tem como objetivo apurar os fatos de forma imparcial e garantir o direito à ampla defesa do investigado.

Legislação Aplicável

A sindicância administrativa é regida por normas e regulamentos específicos, que variam de acordo com a natureza da instituição e o tipo de infração investigada. No âmbito público, a sindicância é regulamentada pela Lei nº 8.112/90, que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais. Já no setor privado, as empresas podem estabelecer suas próprias normas internas para a realização da sindicância.

Objetivos da Sindicância Administrativa

Os principais objetivos da sindicância administrativa são apurar os fatos de forma imparcial, garantir o direito à ampla defesa do investigado, identificar os responsáveis pelas irregularidades e propor as medidas disciplinares cabíveis. Além disso, a sindicância visa preservar a imagem da instituição, promover a transparência e a ética no ambiente de trabalho e prevenir a ocorrência de novas infrações.

Procedimentos da Sindicância Administrativa

O processo de sindicância administrativa é dividido em diversas etapas, que incluem a instauração do procedimento, a coleta de provas e depoimentos, a elaboração do relatório final e a aplicação das medidas disciplinares. Durante a sindicância, é fundamental garantir o sigilo das informações, respeitar o contraditório e a ampla defesa do investigado e observar os prazos estabelecidos pela legislação.

Instauração da Sindicância Administrativa

A sindicância administrativa é instaurada por meio de um ato formal, que designa um servidor ou comissão responsável pela condução do processo. Nesse ato, são especificados os fatos a serem apurados, os prazos para a conclusão da sindicância e os procedimentos a serem adotados durante a investigação. A autoridade competente para instaurar a sindicância pode ser o chefe imediato do investigado, o órgão de recursos humanos ou a direção da instituição.

Coleta de Provas e Depoimentos

Durante a sindicância administrativa, são realizadas diligências para a coleta de provas e depoimentos que possam esclarecer os fatos investigados. Essas diligências podem incluir a análise de documentos, a oitiva de testemunhas, a realização de perícias técnicas e a solicitação de informações a órgãos externos. É fundamental que as provas sejam obtidas de forma lícita e que os depoimentos sejam colhidos de maneira imparcial e respeitosa.

Elaboração do Relatório Final

Após a conclusão da investigação, é elaborado um relatório final contendo as conclusões da sindicância administrativa, as provas coletadas, os depoimentos prestados e as recomendações da comissão responsável. Esse relatório deve ser fundamentado em fatos concretos e apresentar uma análise imparcial e objetiva dos acontecimentos investigados. O relatório final é encaminhado à autoridade competente para a tomada de decisão.

Medidas Disciplinares

Com base no relatório final da sindicância administrativa, a autoridade competente pode aplicar as medidas disciplinares cabíveis aos servidores ou funcionários responsáveis pelas irregularidades apuradas. Essas medidas podem variar desde advertências e suspensões até demissões e outras sanções previstas na legislação vigente. É fundamental que as medidas disciplinares sejam proporcionais à gravidade das infrações cometidas e respeitem o direito à ampla defesa dos investigados.

Em resumo, a sindicância administrativa é um procedimento interno realizado por órgãos públicos e empresas privadas para apurar possíveis irregularidades cometidas por servidores ou funcionários. Esse processo é regido por normas e regulamentos específicos, que determinam as etapas a serem seguidas e os prazos para a conclusão da investigação. A sindicância tem como objetivo apurar os fatos de forma imparcial, garantir o direito à ampla defesa do investigado e propor as medidas disciplinares cabíveis.