– O que é: Quimioterapia

A quimioterapia é um tratamento amplamente utilizado no combate ao câncer. Consiste na administração de medicamentos, chamados de quimioterápicos, que têm como objetivo destruir as células cancerígenas. Este tratamento pode ser feito de diversas formas, como por via oral, intravenosa, intramuscular, entre outras. A quimioterapia pode ser utilizada como tratamento principal ou complementar, dependendo do tipo e estágio do câncer.

Como a quimioterapia funciona?

Os quimioterápicos atuam inibindo o crescimento e a reprodução das células cancerígenas. Eles são capazes de atingir as células em diferentes fases do ciclo celular, o que ajuda a eliminar as células tumorais. Além disso, a quimioterapia também pode afetar células saudáveis do organismo, o que pode causar efeitos colaterais.

Tipos de quimioterapia

Existem diversos tipos de quimioterapia, que podem ser classificados de acordo com a forma de administração, o tipo de medicamento utilizado e a frequência do tratamento. Alguns dos tipos mais comuns incluem a quimioterapia adjuvante, neoadjuvante, paliativa e de indução. Cada tipo de quimioterapia é indicado de acordo com as características do paciente e do câncer.

Quimioterapia adjuvante

A quimioterapia adjuvante é aquela realizada após a cirurgia para remover o tumor. Ela tem como objetivo eliminar as células cancerígenas que possam ter ficado no organismo, reduzindo o risco de recidiva. Este tipo de quimioterapia é comum em casos de câncer de mama, cólon e pulmão, entre outros.

Quimioterapia neoadjuvante

Já a quimioterapia neoadjuvante é aquela realizada antes da cirurgia, com o objetivo de reduzir o tamanho do tumor e facilitar a sua remoção. Este tipo de quimioterapia é comum em casos de câncer de mama, esôfago e pulmão, entre outros.

Quimioterapia paliativa

A quimioterapia paliativa é indicada para pacientes com câncer avançado, cujo objetivo não é a cura, mas sim o controle dos sintomas e o aumento da qualidade de vida. Este tipo de quimioterapia pode ser utilizada para aliviar a dor, reduzir o tamanho do tumor e melhorar a função dos órgãos afetados.

Quimioterapia de indução

A quimioterapia de indução é aquela realizada antes de outros tratamentos, como a radioterapia ou a cirurgia. Ela tem como objetivo reduzir o tamanho do tumor e facilitar o tratamento posterior. Este tipo de quimioterapia é comum em casos de leucemia, linfoma e câncer de pulmão, entre outros.

Efeitos colaterais da quimioterapia

A quimioterapia pode causar diversos efeitos colaterais, que variam de acordo com o tipo de medicamento utilizado, a dose administrada e as características do paciente. Alguns dos efeitos colaterais mais comuns incluem náuseas, vômitos, queda de cabelo, fadiga, anemia e imunossupressão. É importante que o paciente esteja ciente dos possíveis efeitos colaterais e que receba o suporte necessário para lidar com eles.

Cuidados durante a quimioterapia

Durante o tratamento de quimioterapia, é importante que o paciente siga as orientações médicas e mantenha uma alimentação saudável e equilibrada. Além disso, é fundamental que o paciente evite o contato com pessoas doentes, mantenha a higiene pessoal em dia e evite a exposição ao sol. É importante também que o paciente informe o médico sobre qualquer sintoma ou efeito colateral que esteja sentindo.

A quimioterapia é um tratamento fundamental no combate ao câncer, que pode ser utilizado de diversas formas e em diferentes estágios da doença. É importante que o paciente esteja ciente dos possíveis efeitos colaterais e que receba o suporte necessário para lidar com eles. Com o acompanhamento médico adequado e os cuidados necessários, a quimioterapia pode contribuir para o sucesso do tratamento e para a melhoria da qualidade de vida do paciente.