O que é: Queratose actínica

A queratose actínica, também conhecida como ceratose actínica, é uma condição de pele comum que se desenvolve devido à exposição excessiva ao sol. Essa condição é caracterizada pelo aparecimento de manchas ásperas e escamosas na pele, que podem variar em cor e tamanho. Neste glossário, vamos explorar em detalhes o que é a queratose actínica, suas causas, sintomas, diagnóstico e tratamento.

O que é a queratose actínica?

A queratose actínica é uma lesão pré-cancerosa que se desenvolve na pele devido à exposição crônica aos raios ultravioleta do sol. Essas lesões geralmente aparecem em áreas da pele que estão mais expostas ao sol, como o rosto, o couro cabeludo, as orelhas, os braços e as mãos. A queratose actínica é considerada um sinal de alerta de que a pele foi danificada pelo sol e que existe um risco aumentado de desenvolver câncer de pele.

Causas

A principal causa da queratose actínica é a exposição crônica aos raios ultravioleta do sol. Essa exposição danifica as células da pele e pode levar ao desenvolvimento de lesões pré-cancerosas. Além da exposição solar, outros fatores de risco para o desenvolvimento da queratose actínica incluem a idade avançada, a pele clara, a história de queimaduras solares e o uso de camas de bronzeamento.

Sintomas

Os sintomas da queratose actínica incluem o aparecimento de manchas ásperas, escamosas e avermelhadas na pele. Essas lesões podem variar em tamanho e cor, e geralmente são mais perceptíveis em áreas da pele expostas ao sol. As manchas podem ser sensíveis ao toque e podem coçar ou arder em alguns casos. É importante procurar um dermatologista se notar qualquer alteração na pele que possa indicar queratose actínica.

Diagnóstico

O diagnóstico da queratose actínica geralmente é feito por um dermatologista por meio de um exame físico da pele. O médico pode realizar uma biópsia da lesão para confirmar o diagnóstico e avaliar o grau de gravidade da condição. Além disso, é importante informar ao médico sobre qualquer histórico de exposição solar e lesões cutâneas anteriores.

Tratamento

O tratamento da queratose actínica pode variar dependendo da gravidade das lesões e das preferências do paciente. As opções de tratamento incluem a aplicação tópica de medicamentos, crioterapia (congelamento das lesões), terapia fotodinâmica, curetagem e eletrodissecação, entre outros. É importante seguir as orientações do dermatologista e realizar exames de acompanhamento para monitorar a evolução da condição.

Prevenção

A prevenção da queratose actínica envolve a proteção adequada da pele contra os raios ultravioleta do sol. Isso inclui o uso de protetor solar com fator de proteção solar (FPS) adequado, o uso de roupas de proteção, o uso de chapéus e óculos de sol e a evitação da exposição solar nos horários de pico. Além disso, é importante realizar exames de pele regulares e procurar tratamento imediato para qualquer lesão suspeita.