O que é: Queimadura térmica

Queimaduras térmicas são lesões na pele causadas pelo contato com fontes de calor, como fogo, líquidos quentes, vapor ou objetos quentes. Essas lesões podem variar de leves a graves, dependendo da temperatura e do tempo de exposição ao agente causador. Neste glossário, vamos explorar em detalhes o que é uma queimadura térmica, seus tipos, sintomas, tratamentos e medidas de prevenção.

O que é uma queimadura térmica?

Uma queimadura térmica ocorre quando a pele entra em contato com uma fonte de calor que causa danos aos tecidos. Isso pode acontecer devido a exposição a chamas, líquidos quentes, vapor, objetos quentes ou superfícies aquecidas. As queimaduras térmicas são classificadas de acordo com a profundidade da lesão e podem ser de primeiro, segundo ou terceiro grau.

Tipos de queimaduras térmicas

– Queimaduras de primeiro grau: afetam apenas a camada mais externa da pele, causando vermelhidão e dor leve.
– Queimaduras de segundo grau: atingem a camada externa e parte da camada interna da pele, resultando em bolhas, dor intensa e vermelhidão.
– Queimaduras de terceiro grau: são as mais graves, atingindo todas as camadas da pele e podendo afetar tecidos mais profundos, resultando em danos irreversíveis.

Sintomas de uma queimadura térmica

Os sintomas de uma queimadura térmica podem variar de acordo com a gravidade da lesão. Alguns dos sintomas mais comuns incluem dor intensa, vermelhidão, inchaço, bolhas, descamação da pele, formação de crostas, sensibilidade ao toque e, em casos graves, necrose tecidual.

Tratamentos para queimaduras térmicas

O tratamento para queimaduras térmicas depende da gravidade da lesão. Em casos de queimaduras de primeiro grau, geralmente é suficiente aplicar compressas frias e pomadas cicatrizantes. Já em queimaduras de segundo e terceiro grau, pode ser necessário realizar curativos especiais, enxertos de pele, cirurgias reparadoras e acompanhamento médico especializado.

Medidas de prevenção de queimaduras térmicas

Para prevenir queimaduras térmicas, é importante adotar algumas medidas de segurança, como evitar o contato direto com fontes de calor, utilizar equipamentos de proteção adequados, manusear líquidos quentes com cuidado, não deixar crianças desacompanhadas perto de objetos quentes e seguir as instruções de segurança ao utilizar aparelhos elétricos.