O que é: Queilite angular

O que é Queilite Angular?

A queilite angular, também conhecida como queilose ou boqueira, é uma condição inflamatória que afeta os cantos da boca. Ela é caracterizada por fissuras, vermelhidão, descamação e até mesmo feridas nos cantos dos lábios. Essa condição pode ser bastante desconfortável e dolorosa, podendo interferir na alimentação e na fala.

Causas da Queilite Angular

As causas da queilite angular podem ser diversas, incluindo fatores como deficiências nutricionais, infecções por fungos ou bactérias, alergias, irritações, má higiene bucal, uso de aparelhos dentários mal ajustados, entre outros. Além disso, pessoas com sistema imunológico enfraquecido ou com condições como diabetes ou doenças autoimunes também podem ter maior propensão a desenvolver essa condição.

Sintomas da Queilite Angular

Os sintomas mais comuns da queilite angular incluem dor, sensibilidade, vermelhidão, descamação, fissuras e feridas nos cantos da boca. Em casos mais graves, pode haver sangramento, crostas e até mesmo infecções secundárias. Esses sintomas podem ser recorrentes e persistentes, causando desconforto e constrangimento para quem sofre com essa condição.

Diagnóstico da Queilite Angular

O diagnóstico da queilite angular geralmente é feito por um dermatologista ou dentista, que irá avaliar os sintomas e a aparência das lesões nos cantos da boca. Em alguns casos, pode ser necessário realizar exames laboratoriais para identificar a causa subjacente da condição, como testes de alergia, culturas de fungos ou bactérias, entre outros.

Tratamento da Queilite Angular

O tratamento da queilite angular pode variar de acordo com a causa identificada. Em casos de infecções por fungos ou bactérias, podem ser prescritos antifúngicos ou antibióticos tópicos ou orais. Além disso, é importante manter uma boa higiene bucal, evitar lamber os lábios, hidratar a região afetada e utilizar protetores labiais. Em casos mais graves, pode ser necessário recorrer a procedimentos cirúrgicos para corrigir as fissuras e feridas.

Prevenção da Queilite Angular

Para prevenir a queilite angular, é importante manter uma boa higiene bucal, evitar lamber os lábios, hidratar a região dos cantos da boca, evitar alimentos ácidos ou condimentados em excesso, manter uma dieta equilibrada e rica em vitaminas e minerais, e tratar qualquer condição subjacente que possa estar contribuindo para o desenvolvimento da queilite angular.

Complicações da Queilite Angular

Se não tratada adequadamente, a queilite angular pode levar a complicações como infecções secundárias, cicatrizes permanentes, desconforto crônico e até mesmo dificuldade para abrir a boca ou se alimentar. Por isso, é importante buscar ajuda médica ao primeiro sinal de sintomas e seguir as orientações de tratamento recomendadas pelo profissional de saúde.

Em resumo, a queilite angular é uma condição inflamatória que afeta os cantos da boca, causando sintomas como dor, vermelhidão, fissuras e feridas. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são essenciais para prevenir complicações e aliviar o desconforto causado por essa condição. Seguindo as orientações de prevenção e tratamento, é possível controlar a queilite angular e melhorar a qualidade de vida do paciente.