O que é: Que tipos de deficiência são contemplados pelo BPC

Tipos de Deficiência contemplados pelo BPC

O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é um benefício assistencial destinado a pessoas com deficiência e idosos que não possuem condições de se sustentarem ou serem sustentados pela família. Para ter direito ao BPC, é necessário comprovar a condição de deficiência ou incapacidade, de acordo com os critérios estabelecidos pelo governo. Neste glossário, vamos abordar os diferentes tipos de deficiência contemplados pelo BPC.

Deficiência Física

A deficiência física é caracterizada pela limitação ou ausência de movimentos do corpo, causada por lesões neurológicas, musculares ou ósseas. Pessoas com deficiência física podem apresentar dificuldades de locomoção, coordenação motora e realização de atividades do dia a dia. O BPC contempla indivíduos com deficiência física que comprovem a incapacidade de se sustentarem financeiramente.

Deficiência Visual

A deficiência visual refere-se à perda parcial ou total da visão, podendo ser congênita ou adquirida ao longo da vida. Pessoas com deficiência visual enfrentam desafios na realização de tarefas que dependem da visão, como leitura, locomoção e reconhecimento de objetos. O BPC atende indivíduos com deficiência visual que demonstrem a impossibilidade de se manterem financeiramente.

Deficiência Auditiva

A deficiência auditiva é caracterizada pela perda parcial ou total da audição, podendo ser causada por fatores genéticos, traumas ou doenças. Indivíduos com deficiência auditiva enfrentam dificuldades na comunicação oral e na percepção de sons do ambiente. O BPC contempla pessoas com deficiência auditiva que não possuem meios de subsistência próprios.

Deficiência Intelectual

A deficiência intelectual é caracterizada por limitações no funcionamento intelectual e no comportamento adaptativo, afetando a capacidade de aprendizado e de interação social. Pessoas com deficiência intelectual podem necessitar de apoio em diversas áreas da vida cotidiana. O BPC atende indivíduos com deficiência intelectual que comprovem a impossibilidade de se manterem financeiramente.

Deficiência Múltipla

A deficiência múltipla refere-se à presença de duas ou mais deficiências que causam limitações significativas na vida da pessoa. Indivíduos com deficiência múltipla enfrentam desafios complexos que exigem suporte especializado em diferentes áreas. O BPC contempla pessoas com deficiência múltipla que não possuem condições de se sustentarem financeiramente.

Deficiência Psicossocial

A deficiência psicossocial engloba condições de saúde mental que afetam o funcionamento cognitivo, emocional e social da pessoa. Indivíduos com deficiência psicossocial podem apresentar transtornos mentais, como depressão, ansiedade e esquizofrenia. O BPC atende pessoas com deficiência psicossocial que comprovem a incapacidade de se manterem financeiramente.

Deficiência Sensorial

A deficiência sensorial abrange a perda ou limitação das funções sensoriais, como visão, audição, tato, paladar e olfato. Pessoas com deficiência sensorial enfrentam desafios na percepção do ambiente e na comunicação com os outros. O BPC contempla indivíduos com deficiência sensorial que não possuem meios de subsistência próprios.

Deficiência Cognitiva

A deficiência cognitiva refere-se a limitações no funcionamento cognitivo, afetando a capacidade de aprendizado, memória, raciocínio e resolução de problemas. Pessoas com deficiência cognitiva podem necessitar de apoio especializado para realizar atividades do dia a dia. O BPC atende indivíduos com deficiência cognitiva que comprovem a impossibilidade de se manterem financeiramente.

Deficiência Motora

A deficiência motora é caracterizada pela limitação ou ausência de movimentos do corpo, causada por lesões neurológicas, musculares ou ósseas. Pessoas com deficiência motora enfrentam desafios na locomoção e na realização de tarefas que exigem coordenação motora. O BPC contempla indivíduos com deficiência motora que não possuem condições de se sustentarem financeiramente.

Deficiência Neurológica

A deficiência neurológica engloba condições que afetam o sistema nervoso central e periférico, causando alterações na função motora, sensorial e cognitiva. Indivíduos com deficiência neurológica podem apresentar dificuldades em diversas áreas da vida cotidiana. O BPC atende pessoas com deficiência neurológica que comprovem a incapacidade de se manterem financeiramente.

Deficiência Psicomotora

A deficiência psicomotora refere-se a alterações na integração entre os aspectos psicológicos e motores da pessoa, afetando o desenvolvimento global e a realização de atividades físicas e mentais. Pessoas com deficiência psicomotora podem necessitar de suporte especializado para se adaptarem ao ambiente. O BPC contempla indivíduos com deficiência psicomotora que não possuem meios de subsistência próprios.