– O que é: Pessoa jurídica

A pessoa jurídica é uma entidade legalmente reconhecida que possui direitos e deveres perante a lei. No Brasil, as pessoas jurídicas são classificadas em diversas categorias, como sociedades empresariais, associações, fundações, entre outras. Neste glossário, iremos explorar o conceito de pessoa jurídica de forma detalhada, abordando suas características, tipos e principais aspectos legais.

O que é Pessoa Jurídica?

A pessoa jurídica é uma entidade formada por um grupo de pessoas ou por um indivíduo que exerce atividades econômicas ou sociais de forma organizada. Ela possui personalidade jurídica própria, o que significa que é capaz de adquirir direitos e contrair obrigações em seu próprio nome, sem se confundir com seus sócios ou membros.

Características da Pessoa Jurídica

Uma das principais características da pessoa jurídica é a sua capacidade de agir no mundo dos negócios de forma independente, ou seja, ela pode celebrar contratos, adquirir bens, contratar funcionários, entre outras atividades, em seu próprio nome. Além disso, a pessoa jurídica possui responsabilidade limitada, o que significa que os sócios ou membros não respondem com seus bens pessoais pelas dívidas da empresa.

Tipos de Pessoa Jurídica

No Brasil, as pessoas jurídicas são classificadas em diversas categorias, como sociedades empresariais, associações, fundações, cooperativas, entre outras. Cada tipo de pessoa jurídica possui características específicas e é regulamentado por leis próprias, que estabelecem os requisitos para sua constituição e funcionamento.

Sociedades Empresariais

As sociedades empresariais são formadas por dois ou mais sócios que se unem para exercer uma atividade econômica com o objetivo de obter lucro. Elas são regulamentadas pelo Código Civil e devem ser registradas na Junta Comercial do estado onde atuam. As sociedades empresariais podem ser classificadas em diversas modalidades, como sociedade limitada, sociedade anônima, sociedade em comandita, entre outras.

Associações

As associações são entidades formadas por um grupo de pessoas que se unem para alcançar um objetivo comum, sem fins lucrativos. Elas são regulamentadas pelo Código Civil e devem ser registradas em cartório. As associações podem atuar em diversas áreas, como cultura, esporte, assistência social, entre outras, e devem seguir as normas estabelecidas em seus estatutos.

Fundações

As fundações são entidades criadas a partir de um patrimônio destinado a uma finalidade específica, como a promoção da educação, da saúde, da cultura, entre outras. Elas são regulamentadas pelo Código Civil e devem ser registradas em cartório. As fundações possuem personalidade jurídica própria e são administradas por um conselho de curadores ou por um conselho de administração.

Aspectos Legais da Pessoa Jurídica

A pessoa jurídica está sujeita a diversas normas legais que regulamentam sua constituição, funcionamento e extinção. Ela deve cumprir obrigações fiscais, trabalhistas, previdenciárias, entre outras, e está sujeita a fiscalização por órgãos como a Receita Federal, o Ministério do Trabalho e a Previdência Social. Além disso, a pessoa jurídica pode ser responsabilizada civil e criminalmente por atos ilícitos praticados por seus sócios, administradores ou empregados.

Em resumo, a pessoa jurídica é uma entidade legalmente reconhecida que possui personalidade jurídica própria e exerce atividades econômicas ou sociais de forma organizada. Ela possui características específicas, como capacidade de agir no mundo dos negócios de forma independente e responsabilidade limitada. Os tipos de pessoa jurídica mais comuns no Brasil são as sociedades empresariais, as associações e as fundações, cada uma com suas particularidades e requisitos legais. É fundamental que as pessoas jurídicas cumpram as normas legais aplicáveis e ajam de forma ética e transparente em suas atividades.