O que é: Jus Receptum

O que é Jus Receptum

Jus Receptum é um termo jurídico que se refere ao direito recebido, ou seja, aquele que é reconhecido e aceito pela sociedade. Este conceito está relacionado à ideia de que o direito não é algo estático, mas sim dinâmico e em constante evolução. O jus receptum é, portanto, o direito que é incorporado ao ordenamento jurídico de um país por meio de práticas sociais, costumes, jurisprudência e outras fontes não escritas.

Origem e Evolução do Jus Receptum

O termo jus receptum tem suas raízes no direito romano, onde era utilizado para designar o direito que era recebido dos povos conquistados e incorporado ao direito romano. Com o passar do tempo, o conceito foi se desenvolvendo e se adaptando às diferentes realidades jurídicas, chegando aos dias atuais como uma forma de reconhecer e integrar novos direitos à ordem jurídica vigente.

Princípios do Jus Receptum

O jus receptum se baseia em alguns princípios fundamentais, como a aceitação da diversidade cultural e jurídica, a valorização dos costumes e tradições locais, a busca pela justiça e equidade, e a adaptação do direito às necessidades e demandas da sociedade. Estes princípios orientam a aplicação e interpretação do jus receptum, garantindo sua eficácia e legitimidade.

Aplicação do Jus Receptum na Atualidade

Na atualidade, o jus receptum é um conceito amplamente utilizado em diversos sistemas jurídicos ao redor do mundo. Ele se manifesta, por exemplo, na incorporação de tratados internacionais ao direito interno dos países, na aceitação de novas práticas sociais como fontes de direito, e na adaptação das normas jurídicas às mudanças sociais e tecnológicas. O jus receptum é, portanto, uma ferramenta essencial para a evolução e atualização do direito.

Exemplos de Jus Receptum na Prática

Um exemplo prático de jus receptum é a aceitação do casamento entre pessoas do mesmo sexo em diversos países ao redor do mundo. Inicialmente, esta prática era considerada ilegal e imoral, mas com o tempo e a evolução dos costumes e valores sociais, o casamento entre pessoas do mesmo sexo foi sendo gradualmente aceito e reconhecido como um direito fundamental. Este é um exemplo claro de como o jus receptum pode influenciar a evolução do direito.

Críticas ao Jus Receptum

Apesar de sua importância na evolução do direito, o jus receptum também é alvo de críticas e questionamentos. Alguns juristas argumentam que a aceitação de novos direitos por meio do jus receptum pode gerar insegurança jurídica e instabilidade no ordenamento jurídico, uma vez que as fontes não escritas de direito nem sempre são claras e objetivas. Outros criticam o jus receptum por considerá-lo uma forma de relativismo jurídico, que pode levar à subjetividade e arbitrariedade na aplicação do direito.

Em resumo, o jus receptum é um conceito fundamental para a evolução e adaptação do direito às mudanças sociais, culturais e tecnológicas. Ele permite a incorporação de novos direitos e valores à ordem jurídica vigente, garantindo sua atualização e legitimidade. Apesar das críticas e questionamentos, o jus receptum continua sendo uma ferramenta essencial para a construção de um direito mais justo e inclusivo.