O que é: Guia de Trânsito Animal (GTA)

O Guia de Trânsito Animal (GTA) é um documento essencial para o transporte de animais vivos no Brasil. Ele é emitido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e tem o objetivo de garantir a segurança e o bem-estar dos animais durante o transporte. Neste glossário, vamos explorar o que é o GTA, quem precisa dele, como obtê-lo e quais são as suas principais características.

O que é o GTA?

O Guia de Trânsito Animal (GTA) é um documento oficial que autoriza o transporte de animais vivos de uma propriedade para outra, seja dentro do mesmo estado ou entre estados diferentes. Ele contém informações detalhadas sobre os animais, como espécie, quantidade, origem e destino, além de dados do transportador e do destinatário.

Quem precisa do GTA?

O GTA é obrigatório para qualquer pessoa ou empresa que transporte animais vivos, sejam eles destinados à produção, à exposição, à reprodução ou ao abate. Isso inclui produtores rurais, agroindústrias, transportadoras e criadores de animais de estimação. Sem o GTA, o transporte de animais vivos é considerado ilegal e passível de punições.

Como obter o GTA?

Para obter o GTA, o interessado deve se cadastrar no Sistema de Defesa Agropecuária do seu estado e solicitar a emissão do documento. É necessário informar os dados do transporte, como origem, destino, espécie e quantidade de animais, além de apresentar a documentação exigida pelo MAPA. Após a análise e aprovação do pedido, o GTA é emitido e pode ser impresso em papel comum.

Principais características do GTA

O GTA possui algumas características específicas que o tornam um documento único e indispensável para o transporte de animais vivos. Ele é numerado, datado e assinado pelo responsável técnico, que atesta a saúde e as condições dos animais. Além disso, o GTA deve acompanhar os animais durante todo o trajeto e ser apresentado às autoridades competentes quando solicitado.

Validade do GTA

O GTA tem validade de 5 dias corridos a partir da data de emissão, o que significa que o transporte dos animais deve ser realizado dentro desse prazo. Caso haja necessidade de prorrogação, é possível solicitar a renovação do GTA junto ao órgão responsável, desde que não haja alterações nas informações originais do documento.

Documentação complementar

Além do GTA, o transporte de animais vivos pode exigir a apresentação de outros documentos complementares, como atestado de saúde animal, nota fiscal, guia de transporte de animais silvestres (GTAS) e certificado sanitário. Esses documentos são importantes para comprovar a procedência e a condição dos animais, garantindo a segurança e a qualidade do transporte.

Legislação aplicável

O transporte de animais vivos é regulamentado por diversas leis e normas, como a Instrução Normativa nº 47/2016 do MAPA, que estabelece os procedimentos para emissão do GTA, e a Lei nº 9.605/1998, que dispõe sobre as sanções penais e administrativas para quem comete maus-tratos contra animais. É fundamental conhecer e cumprir a legislação aplicável para evitar problemas legais.

Importância do GTA

O Guia de Trânsito Animal (GTA) desempenha um papel fundamental na garantia do bem-estar dos animais durante o transporte, pois permite o controle e a fiscalização das condições em que eles são transportados. Além disso, o GTA contribui para a segurança alimentar, a sanidade animal e a rastreabilidade dos produtos de origem animal, promovendo a qualidade e a confiabilidade da cadeia produtiva.

Em resumo, o Guia de Trânsito Animal (GTA) é um documento essencial para o transporte de animais vivos no Brasil, que deve ser emitido e utilizado de acordo com a legislação vigente. Ele garante a segurança e o bem-estar dos animais, além de contribuir para a qualidade e a confiabilidade da cadeia produtiva. Portanto, é fundamental conhecer e seguir as normas e os procedimentos relacionados ao GTA para garantir um transporte seguro e responsável.