– O que é: Fundação Casa

A Fundação Casa, anteriormente conhecida como FEBEM (Fundação Estadual para o Bem Estar do Menor), é uma instituição brasileira responsável pela execução de medidas socioeducativas em meio fechado para adolescentes em conflito com a lei. Fundada em 1976, a Fundação Casa tem como objetivo ressocializar os jovens infratores, oferecendo-lhes condições para uma reintegração social efetiva.

História

A história da Fundação Casa remonta à década de 1970, quando o governo do estado de São Paulo criou a FEBEM com o intuito de abrigar e ressocializar menores em situação de vulnerabilidade. Com o passar dos anos, a instituição passou por diversas mudanças estruturais e de gestão, culminando na transformação em Fundação Casa em 2006.

Missão e Valores

A Fundação Casa tem como missão promover a reinserção social dos adolescentes em conflito com a lei, oferecendo-lhes educação, profissionalização e assistência psicossocial. Seus valores fundamentais incluem o respeito à dignidade humana, a promoção da cidadania e o combate à reincidência criminal.

Medidas Socioeducativas

A Fundação Casa executa medidas socioeducativas em meio fechado, como a internação e o regime de semiliberdade, com o objetivo de promover a ressocialização dos adolescentes infratores. Além disso, a instituição oferece atividades educacionais, profissionalizantes e culturais para os jovens atendidos.

Estrutura

A Fundação Casa possui unidades de internação em todo o estado de São Paulo, divididas em masculinas e femininas, de acordo com o gênero dos adolescentes atendidos. Cada unidade conta com equipes multidisciplinares, compostas por educadores, psicólogos, assistentes sociais e outros profissionais.

Resultados

Os resultados do trabalho da Fundação Casa são avaliados por meio de indicadores de ressocialização, como a reinserção dos adolescentes no mercado de trabalho, a conclusão dos estudos e a redução da reincidência criminal. A instituição tem obtido resultados positivos ao longo dos anos, demonstrando a eficácia de suas ações.

Desafios

Apesar dos avanços conquistados, a Fundação Casa enfrenta diversos desafios, como a superlotação das unidades, a falta de recursos financeiros e a necessidade de aprimorar as políticas de atendimento aos adolescentes em conflito com a lei. A instituição busca constantemente soluções para superar esses desafios e garantir a eficácia de suas ações.

Legislação

A atuação da Fundação Casa está respaldada pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e pela Lei nº 12.594/2012, que dispõe sobre o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). Essas legislações estabelecem os direitos e deveres dos adolescentes em conflito com a lei, bem como as diretrizes para a execução das medidas socioeducativas.

Parcerias

A Fundação Casa mantém parcerias com instituições públicas e privadas, organizações da sociedade civil e empresas, visando ampliar o alcance de suas ações e fortalecer a rede de atendimento aos adolescentes em conflito com a lei. Essas parcerias são fundamentais para o sucesso do trabalho da instituição.

Transparência

A Fundação Casa preza pela transparência em sua gestão, divulgando informações sobre suas atividades, resultados e prestação de contas de forma acessível à sociedade. A transparência é um princípio fundamental para a legitimidade e credibilidade da instituição perante a sociedade.

A Fundação Casa desempenha um papel fundamental na ressocialização de adolescentes em conflito com a lei, oferecendo-lhes oportunidades de educação, profissionalização e reinserção social. Com uma atuação pautada na ética, na humanização e no respeito aos direitos humanos, a instituição contribui para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.