O que é: Doenças respiratórias

Doenças respiratórias são condições que afetam o sistema respiratório, incluindo os pulmões, vias aéreas, traqueia, bronquíolos e alvéolos. Essas doenças podem ser causadas por diversos fatores, como infecções virais, bacterianas, alérgicas, ambientais e genéticas. Neste glossário, vamos explorar algumas das doenças respiratórias mais comuns, seus sintomas, diagnóstico e tratamento.

Asma

A asma é uma doença crônica das vias aéreas que causa inflamação e estreitamento dos brônquios, resultando em dificuldade para respirar. Os sintomas incluem chiado no peito, tosse, falta de ar e aperto no peito. O diagnóstico é feito com base nos sintomas, exames físicos e testes de função pulmonar. O tratamento inclui medicamentos broncodilatadores e corticosteroides.

Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC)

A DPOC é uma doença progressiva que causa obstrução das vias aéreas e danos nos pulmões. Os principais sintomas são falta de ar, tosse crônica, produção de muco e aperto no peito. O diagnóstico é feito por meio de exames de imagem, testes de função pulmonar e avaliação dos sintomas. O tratamento inclui medicamentos broncodilatadores, corticosteroides e oxigenoterapia.

Pneumonia

A pneumonia é uma infecção nos pulmões causada por bactérias, vírus, fungos ou parasitas. Os sintomas incluem febre, tosse com muco, falta de ar, dor no peito e confusão mental. O diagnóstico é feito por meio de exames de imagem, culturas de escarro e testes sanguíneos. O tratamento inclui antibióticos, antivirais ou antifúngicos, dependendo do agente causador.

Tuberculose

A tuberculose é uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis. Os sintomas incluem tosse persistente, febre, suores noturnos, perda de peso e fadiga. O diagnóstico é feito por meio de exames de imagem, testes de escarro e testes cutâneos. O tratamento inclui um regime de antibióticos por vários meses.

Fibrose Pulmonar

A fibrose pulmonar é uma doença progressiva que causa cicatrização dos tecidos pulmonares, resultando em dificuldade para respirar. Os sintomas incluem falta de ar, tosse seca, fadiga e perda de peso. O diagnóstico é feito por meio de exames de imagem, biópsia pulmonar e testes de função pulmonar. O tratamento inclui medicamentos imunossupressores e oxigenoterapia.

Câncer de Pulmão

O câncer de pulmão é uma doença maligna que se desenvolve nos pulmões, geralmente devido ao tabagismo. Os sintomas incluem tosse persistente, dor no peito, falta de ar, perda de peso e cansaço. O diagnóstico é feito por meio de exames de imagem, biópsia pulmonar e testes genéticos. O tratamento inclui cirurgia, quimioterapia, radioterapia e imunoterapia.

Apneia do Sono

A apneia do sono é um distúrbio em que a pessoa para de respirar repetidamente durante o sono. Os sintomas incluem ronco alto, sonolência diurna, dor de cabeça matinal e irritabilidade. O diagnóstico é feito por meio de estudos do sono. O tratamento inclui terapias com pressão positiva contínua nas vias aéreas (CPAP), dispositivos bucais e cirurgia.

Doença Pulmonar Intersticial

A doença pulmonar intersticial é um grupo de doenças que afetam os tecidos intersticiais dos pulmões. Os sintomas incluem falta de ar, tosse seca, fadiga e desconforto torácico. O diagnóstico é feito por meio de exames de imagem, biópsia pulmonar e testes de função pulmonar. O tratamento inclui medicamentos imunossupressores, oxigenoterapia e reabilitação pulmonar.

Doença Pulmonar Pulmonar

A doença pulmonar pulmonar é uma condição em que os vasos sanguíneos nos pulmões se tornam estreitos e rígidos, dificultando o fluxo sanguíneo. Os sintomas incluem falta de ar, fadiga, tontura e inchaço nas pernas. O diagnóstico é feito por meio de exames de imagem, ecocardiograma e cateterismo cardíaco. O tratamento inclui medicamentos vasodilatadores, oxigenoterapia e transplante pulmonar.