O que é: Cobertura de Plano de Saúde

O que é Cobertura de Plano de Saúde

Quando se fala em cobertura de plano de saúde, estamos nos referindo aos serviços e procedimentos médicos que estão incluídos no plano contratado pelo beneficiário. Essa cobertura pode variar de acordo com o tipo de plano escolhido, sendo que alguns oferecem uma gama mais ampla de serviços, enquanto outros são mais restritos em suas opções.

Tipos de Cobertura

Existem diferentes tipos de cobertura de plano de saúde, que podem incluir desde consultas médicas e exames simples até procedimentos cirúrgicos complexos e internações hospitalares. Alguns planos também oferecem cobertura para tratamentos odontológicos, fisioterapia, psicoterapia, entre outros serviços.

Cobertura Ambulatorial

A cobertura ambulatorial refere-se aos serviços prestados em consultórios, clínicas e ambulatórios, sem necessidade de internação hospitalar. Essa cobertura geralmente inclui consultas médicas, exames laboratoriais, procedimentos simples e terapias.

Cobertura Hospitalar

Já a cobertura hospitalar abrange os serviços prestados em hospitais, como internações, cirurgias, exames mais complexos e tratamentos de maior complexidade. É importante verificar se o plano de saúde escolhido oferece uma cobertura hospitalar adequada às suas necessidades.

Cobertura Obstétrica

Para as mulheres em idade fértil, a cobertura obstétrica é um ponto importante a se considerar na escolha de um plano de saúde. Essa cobertura inclui consultas pré-natais, exames de ultrassom, parto e pós-parto, garantindo um acompanhamento adequado durante a gestação e o parto.

Cobertura Odontológica

Nem todos os planos de saúde incluem cobertura odontológica, sendo necessário contratar um plano específico para cuidados com a saúde bucal. Essa cobertura pode incluir consultas com dentistas, tratamentos odontológicos, exames e procedimentos cirúrgicos na área da odontologia.

Rede Credenciada

Para utilizar a cobertura do plano de saúde, é necessário verificar quais são os profissionais e estabelecimentos de saúde credenciados pela operadora do plano. A rede credenciada inclui médicos, hospitais, clínicas e laboratórios que aceitam o plano de saúde como forma de pagamento pelos serviços prestados.

Carência e Cobertura Parcial Temporária

Alguns planos de saúde podem exigir um período de carência para a utilização de determinados serviços, ou ainda impor a cobertura parcial temporária em casos específicos. É importante estar ciente dessas condições antes de contratar um plano de saúde, para evitar surpresas no momento de precisar utilizar a cobertura.

Exclusões de Cobertura

Alguns procedimentos e tratamentos podem não estar incluídos na cobertura do plano de saúde, sendo considerados como exclusões. É importante verificar quais são essas exclusões antes de contratar um plano, para não ser pego de surpresa no momento em que precisar de um determinado serviço que não está coberto pelo plano.

Reajustes de Preços

Os planos de saúde estão sujeitos a reajustes de preços anuais, que podem variar de acordo com a idade do beneficiário, índices de inflação e outras variáveis. É importante estar ciente desses reajustes e verificar se o plano de saúde escolhido oferece um bom custo-benefício em relação à cobertura oferecida.

Portabilidade de Carências

A portabilidade de carências é um direito do beneficiário de plano de saúde que deseja trocar de operadora, mantendo o tempo de carência já cumprido no plano anterior. Esse processo de portabilidade permite ao beneficiário mudar de plano sem ter que cumprir novamente os prazos de carência exigidos pela nova operadora.