O que é: Cirrose hepática

A cirrose hepática é uma doença crônica do fígado que resulta em cicatrizes no tecido hepático. Essas cicatrizes podem prejudicar o funcionamento do fígado, levando a complicações graves. Neste glossário, vamos explorar em detalhes o que é a cirrose hepática, suas causas, sintomas, diagnóstico e tratamento.

O que é Cirrose Hepática?

A cirrose hepática é uma condição em que o fígado sofre danos crônicos e irreversíveis, resultando em cicatrizes no tecido hepático. Essas cicatrizes podem interferir no funcionamento normal do fígado, afetando sua capacidade de realizar funções vitais, como a produção de proteínas, metabolismo de gorduras e eliminação de toxinas do corpo.

Causas da Cirrose Hepática

Existem várias causas possíveis para o desenvolvimento de cirrose hepática, sendo as mais comuns o consumo excessivo de álcool, infecções virais crônicas, como hepatite B e C, doenças autoimunes, como hepatite autoimune e doença hepática gordurosa não alcoólica. Outros fatores de risco incluem obesidade, diabetes, uso de certos medicamentos e exposição a toxinas ambientais.

Sintomas da Cirrose Hepática

Os sintomas da cirrose hepática podem variar de leves a graves e incluem fadiga, perda de apetite, perda de peso, náuseas, vômitos, inchaço abdominal, icterícia (coloração amarelada da pele e olhos), coceira, confusão mental e sangramento fácil. Em alguns casos, a cirrose hepática pode ser assintomática até que atinja estágios avançados.

Diagnóstico da Cirrose Hepática

O diagnóstico da cirrose hepática geralmente envolve exames de sangue para avaliar a função hepática, exames de imagem, como ultrassonografia e tomografia computadorizada, e biópsia hepática para confirmar o diagnóstico e avaliar a extensão das cicatrizes no fígado. O médico também pode solicitar exames adicionais para identificar a causa subjacente da cirrose.

Tratamento da Cirrose Hepática

O tratamento da cirrose hepática visa controlar os sintomas, prevenir complicações e retardar a progressão da doença. Isso pode incluir mudanças no estilo de vida, como abstinência de álcool, dieta saudável e atividade física regular, além do uso de medicamentos para tratar sintomas específicos, como diuréticos para controlar o inchaço e beta-bloqueadores para prevenir sangramento de varizes esofágicas.

Complicações da Cirrose Hepática

A cirrose hepática pode levar a várias complicações graves, como ascite (acúmulo de líquido na cavidade abdominal), encefalopatia hepática (deterioração da função cerebral devido ao acúmulo de toxinas), varizes esofágicas (veias dilatadas no esôfago que podem sangrar) e insuficiência hepática (falência do fígado). Essas complicações podem ser fatais se não forem tratadas adequadamente.

Prevenção da Cirrose Hepática

A prevenção da cirrose hepática envolve evitar fatores de risco conhecidos, como consumo excessivo de álcool, infecções virais crônicas e obesidade, além de manter um estilo de vida saudável, com alimentação equilibrada, prática regular de exercícios físicos e acompanhamento médico regular para monitorar a saúde do fígado. Vacinas contra hepatite B e C também podem ajudar a prevenir infecções virais.

A cirrose hepática é uma doença grave que pode ter consequências devastadoras se não for diagnosticada e tratada precocemente. É importante estar ciente dos sintomas da cirrose hepática e buscar ajuda médica se houver suspeita de problemas no fígado. Com o tratamento adequado e mudanças no estilo de vida, é possível controlar a progressão da doença e melhorar a qualidade de vida dos pacientes com cirrose hepática.