O que é: Candidíase oral

O que é Candidíase Oral?

A candidíase oral, também conhecida como sapinho, é uma infecção fúngica causada pelo crescimento excessivo do fungo Candida albicans na boca. Este tipo de infecção é comum em bebês, idosos e pessoas com o sistema imunológico enfraquecido. A candidíase oral pode se manifestar de diversas formas, incluindo manchas brancas na língua, gengivas, bochechas e céu da boca, além de dor e desconforto ao engolir.

Causas da Candidíase Oral

A candidíase oral é causada pelo desequilíbrio do fungo Candida albicans na boca. Este fungo está presente naturalmente no corpo, mas pode se proliferar devido a diversos fatores, como o uso de antibióticos, corticosteroides, diabetes descontrolada, sistema imunológico enfraquecido, uso de próteses dentárias mal ajustadas, tabagismo e higiene bucal inadequada.

Sintomas da Candidíase Oral

Os sintomas da candidíase oral incluem manchas brancas na boca, dor e desconforto ao engolir, sensação de queimação na boca, perda de paladar, sangramento das áreas afetadas, vermelhidão e inchaço na boca e língua, além de fissuras nos cantos da boca. É importante procurar um profissional de saúde caso apresente estes sintomas para um diagnóstico adequado e tratamento eficaz.

Diagnóstico da Candidíase Oral

O diagnóstico da candidíase oral é feito através de exame clínico da boca e da língua, além de exames laboratoriais como cultura de saliva e raspado da mucosa oral. O profissional de saúde irá avaliar os sintomas apresentados pelo paciente e a presença de manchas brancas na boca para determinar se a infecção é causada pelo fungo Candida albicans.

Tratamento da Candidíase Oral

O tratamento da candidíase oral envolve o uso de antifúngicos tópicos ou sistêmicos, dependendo da gravidade da infecção. Além disso, é importante manter uma boa higiene bucal, evitar alimentos açucarados, usar enxaguantes bucais antifúngicos e seguir as orientações do profissional de saúde. Em casos mais graves, pode ser necessário o uso de medicamentos mais potentes ou tratamento cirúrgico.

Prevenção da Candidíase Oral

Para prevenir a candidíase oral, é importante manter uma boa higiene bucal, evitar o uso excessivo de antibióticos e corticosteroides, controlar o diabetes, parar de fumar, manter uma dieta equilibrada e evitar o consumo de alimentos açucarados. Além disso, é recomendado visitar regularmente o dentista para avaliação da saúde bucal e prevenção de infecções.

Complicações da Candidíase Oral

Se não tratada adequadamente, a candidíase oral pode se espalhar para outras partes do corpo, como esôfago, garganta e pulmões, causando complicações graves. Além disso, a infecção pode se tornar recorrente e mais difícil de tratar, exigindo um tratamento mais agressivo e prolongado. Por isso, é importante buscar ajuda médica ao primeiro sinal de sintomas de candidíase oral.

A candidíase oral é uma infecção fúngica comum na boca, causada pelo crescimento excessivo do fungo Candida albicans. Os sintomas incluem manchas brancas na boca, dor ao engolir, sensação de queimação, perda de paladar e vermelhidão na boca. O diagnóstico é feito através de exames clínicos e laboratoriais, e o tratamento envolve o uso de antifúngicos e cuidados com a higiene bucal. Para prevenir a candidíase oral, é importante manter uma boa higiene bucal, evitar alimentos açucarados e visitar regularmente o dentista. Se não tratada adequadamente, a infecção pode se espalhar e causar complicações graves. Consulte um profissional de saúde ao primeiro sinal de sintomas de candidíase oral.