O que é: Cadastro Único – Número de Identificação Social (NIS)

O que é Cadastro Único – Número de Identificação Social (NIS)

O Cadastro Único é um instrumento utilizado pelo governo federal para identificar e caracterizar as famílias de baixa renda no Brasil. Ele é utilizado como base para a seleção de beneficiários de programas sociais, como o Bolsa Família, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o Programa Minha Casa Minha Vida. O Número de Identificação Social (NIS) é um número único atribuído a cada pessoa cadastrada no Cadastro Único, que serve como identificação para acesso aos programas sociais do governo.

Como funciona o Cadastro Único

O Cadastro Único é realizado pelas prefeituras em parceria com o governo federal, e consiste na coleta de informações sobre a composição familiar, a renda, a escolaridade e outras características socioeconômicas das famílias de baixa renda. Essas informações são utilizadas para identificar as famílias que se enquadram nos critérios dos programas sociais e para garantir que os benefícios sejam direcionados para quem realmente precisa.

Quem pode se cadastrar no Cadastro Único

Podem se cadastrar no Cadastro Único as famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa, ou renda total de até três salários mínimos. Além disso, é necessário que a família não tenha registro de imóveis ou outros bens em seu nome. O cadastramento no Cadastro Único é obrigatório para o recebimento de benefícios como o Bolsa Família e o BPC, e pode ser feito nas prefeituras ou nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

Benefícios do Cadastro Único

O Cadastro Único permite que as famílias de baixa renda tenham acesso a diversos programas sociais do governo, que visam garantir o direito à alimentação, à educação, à saúde, à moradia e à assistência social. Além disso, o cadastramento no Cadastro Único pode facilitar o acesso a outros serviços e benefícios, como a tarifa social de energia elétrica e a isenção de taxas em concursos públicos.

Importância do Número de Identificação Social (NIS)

O Número de Identificação Social (NIS) é um número único e intransferível atribuído a cada pessoa cadastrada no Cadastro Único, que serve como identificação para acesso aos programas sociais do governo. Ele é utilizado para consultar informações sobre a família, atualizar dados cadastrais, verificar a situação do benefício e realizar o acompanhamento das condicionalidades dos programas sociais.

Como obter o Número de Identificação Social (NIS)

O Número de Identificação Social (NIS) é gerado automaticamente no momento do cadastramento no Cadastro Único. Após o cadastro, a família recebe um cartão com o número do NIS, que deve ser utilizado para acessar os programas sociais do governo. Caso o cartão seja perdido ou danificado, é possível solicitar a segunda via do NIS nas prefeituras ou nos CRAS.

Atualização do Cadastro Único

É importante manter o Cadastro Único sempre atualizado, informando qualquer mudança na composição familiar, na renda ou em outras informações cadastrais. A atualização do cadastro pode ser feita nas prefeituras ou nos CRAS, e é fundamental para garantir que a família continue recebendo os benefícios sociais a que tem direito.

Segurança e sigilo das informações no Cadastro Único

As informações fornecidas no Cadastro Único são sigilosas e protegidas por lei, sendo utilizadas apenas para a seleção de beneficiários dos programas sociais do governo. O acesso aos dados cadastrais é restrito aos órgãos responsáveis pela gestão do Cadastro Único, garantindo a segurança e a privacidade das informações das famílias cadastradas.

Desafios e perspectivas do Cadastro Único

Apesar de ser uma ferramenta importante para a inclusão social e o combate à pobreza, o Cadastro Único enfrenta desafios como a subnotificação de famílias em situação de vulnerabilidade, a falta de atualização cadastral e a dificuldade de acesso aos serviços de assistência social. Para superar esses desafios, é necessário fortalecer a articulação entre os órgãos responsáveis e ampliar o acesso das famílias aos programas sociais.