O que é: Benefício por Incapacidade

O que é Benefício por Incapacidade?

O Benefício por Incapacidade é um benefício previdenciário oferecido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no Brasil. Ele é destinado aos trabalhadores que ficam incapacitados de exercer suas atividades laborais devido a algum tipo de doença ou acidente. Esse benefício tem como objetivo garantir uma renda mensal ao segurado durante o período em que ele estiver impossibilitado de trabalhar.

Quem tem direito ao Benefício por Incapacidade?

Para ter direito ao Benefício por Incapacidade, é necessário preencher alguns requisitos estabelecidos pelo INSS. O primeiro requisito é estar filiado à Previdência Social, ou seja, ter contribuído para o INSS por um determinado período de tempo. Além disso, é necessário comprovar a incapacidade para o trabalho por meio de exames médicos e laudos periciais realizados pelo próprio INSS.

Quais são os tipos de Benefício por Incapacidade?

O Benefício por Incapacidade pode ser dividido em dois tipos: auxílio-doença e aposentadoria por invalidez. O auxílio-doença é destinado aos segurados que ficam temporariamente incapacitados de trabalhar, enquanto a aposentadoria por invalidez é concedida aos segurados que ficam permanentemente incapacitados de exercer suas atividades laborais.

Como solicitar o Benefício por Incapacidade?

Para solicitar o Benefício por Incapacidade, o segurado deve agendar uma perícia médica no INSS. Durante a perícia, o médico perito avaliará a incapacidade do segurado e emitirá um laudo que será utilizado para a concessão ou não do benefício. É importante reunir todos os documentos médicos que comprovem a incapacidade, como exames, receitas e relatórios médicos.

Quanto tempo dura o Benefício por Incapacidade?

A duração do Benefício por Incapacidade varia de acordo com o tipo de benefício e a gravidade da incapacidade. No caso do auxílio-doença, o benefício pode ser concedido por até 120 dias, podendo ser prorrogado por mais 120 dias, se necessário. Já a aposentadoria por invalidez é concedida de forma permanente, desde que a incapacidade seja considerada definitiva.

Qual o valor do Benefício por Incapacidade?

O valor do Benefício por Incapacidade é calculado com base na média dos salários de contribuição do segurado. Para o auxílio-doença, o valor é de 91% do salário de benefício, enquanto para a aposentadoria por invalidez, o valor é de 100% do salário de benefício. O salário de benefício é calculado com base nas contribuições do segurado ao INSS.

É possível trabalhar enquanto recebe o Benefício por Incapacidade?

Em alguns casos, é possível trabalhar enquanto se recebe o Benefício por Incapacidade. O INSS permite que o segurado exerça atividades remuneradas desde que elas não sejam incompatíveis com a sua incapacidade. No entanto, é importante informar ao INSS sobre qualquer atividade remunerada que seja realizada durante o período em que o benefício está sendo recebido.

O Benefício por Incapacidade pode ser cancelado?

Sim, o Benefício por Incapacidade pode ser cancelado pelo INSS. Isso pode acontecer caso o segurado apresente melhora em seu quadro de saúde e seja considerado apto para retornar ao trabalho. Além disso, o benefício também pode ser cancelado caso o segurado não compareça às perícias médicas agendadas pelo INSS ou não apresente os documentos necessários para a manutenção do benefício.

É possível recorrer caso o Benefício por Incapacidade seja negado?

Sim, é possível recorrer caso o Benefício por Incapacidade seja negado pelo INSS. O segurado pode apresentar um recurso administrativo, no qual ele deve argumentar e apresentar provas que comprovem a sua incapacidade para o trabalho. Caso o recurso seja negado, ainda é possível entrar com uma ação judicial para buscar a concessão do benefício.

Quais são os direitos do segurado durante o recebimento do Benefício por Incapacidade?

Durante o recebimento do Benefício por Incapacidade, o segurado tem direito a receber o valor mensal do benefício, que deve ser pago pelo INSS. Além disso, ele também tem direito a receber o décimo terceiro salário, que é pago em duas parcelas, sendo a primeira em junho e a segunda em dezembro. O segurado também tem direito a receber o auxílio-acidente, caso a incapacidade seja decorrente de um acidente de trabalho.

Como manter o Benefício por Incapacidade?

Para manter o Benefício por Incapacidade, é necessário passar por perícias médicas periódicas agendadas pelo INSS. Durante essas perícias, o médico perito avaliará se o segurado ainda está incapacitado para o trabalho. Além disso, é importante manter todos os documentos médicos atualizados e informar ao INSS sobre qualquer mudança no quadro de saúde que possa afetar a capacidade de trabalho.

O Benefício por Incapacidade é um direito garantido aos trabalhadores que ficam incapacitados de exercer suas atividades laborais. Ele oferece uma renda mensal ao segurado durante o período em que ele estiver impossibilitado de trabalhar. Para solicitar o benefício, é necessário preencher alguns requisitos e passar por uma perícia médica no INSS. É importante manter os documentos médicos atualizados e informar ao INSS sobre qualquer mudança no quadro de saúde. Caso o benefício seja negado, é possível recorrer administrativamente ou entrar com uma ação judicial. Durante o recebimento do benefício, o segurado tem direito a receber o valor mensal, o décimo terceiro salário e, em alguns casos, o auxílio-acidente.