O que é: Adicional de Periculosidade

O que é Adicional de Periculosidade?

O adicional de periculosidade é um benefício previsto na legislação trabalhista brasileira, que tem como objetivo compensar os trabalhadores que exercem atividades consideradas perigosas. Essa compensação financeira é devida devido aos riscos adicionais que esses profissionais enfrentam no desempenho de suas funções.

Quem tem direito ao Adicional de Periculosidade?

De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), têm direito ao adicional de periculosidade os trabalhadores que estão expostos a atividades ou operações perigosas de forma habitual e permanente. Essa exposição deve ser comprovada por meio de laudo técnico emitido por engenheiro de segurança do trabalho ou médico do trabalho, devidamente habilitados.

Quais são as atividades consideradas perigosas?

As atividades consideradas perigosas estão listadas no Anexo 2 da Norma Regulamentadora nº 16 (NR-16), que trata das atividades e operações perigosas. Entre as atividades que podem gerar o direito ao adicional de periculosidade estão: trabalho com explosivos, inflamáveis, eletricidade, radiações ionizantes, substâncias radioativas, entre outras.

Como é calculado o valor do Adicional de Periculosidade?

O valor do adicional de periculosidade é calculado sobre o salário base do trabalhador, acrescido de outros adicionais que ele possa receber, como horas extras e comissões. A porcentagem do adicional varia de acordo com a atividade perigosa exercida, sendo de 30% para a maioria das atividades e de 40% para atividades consideradas de maior risco.

Quando o Adicional de Periculosidade pode ser suspenso?

O adicional de periculosidade pode ser suspenso quando o trabalhador deixa de exercer a atividade perigosa que gerou o direito ao benefício. Caso o trabalhador seja transferido para uma função que não seja considerada perigosa, o adicional de periculosidade deixa de ser pago.

É possível acumular o Adicional de Periculosidade com outros benefícios?

Sim, é possível acumular o adicional de periculosidade com outros benefícios previstos na legislação trabalhista, como adicional de insalubridade, horas extras, comissões, entre outros. No entanto, é importante ressaltar que o valor do adicional de periculosidade não pode ser incorporado ao salário do trabalhador para cálculo de outros benefícios, como férias e décimo terceiro salário.

Quais são os direitos do trabalhador em relação ao Adicional de Periculosidade?

O trabalhador que tem direito ao adicional de periculosidade tem o direito de receber o valor correspondente a esse benefício mensalmente, de forma integral e sem qualquer desconto. Além disso, o empregador deve fornecer os equipamentos de proteção individual (EPIs) necessários para a realização das atividades perigosas.

Como comprovar o direito ao Adicional de Periculosidade?

Para comprovar o direito ao adicional de periculosidade, o trabalhador deve solicitar à empresa a realização de um laudo técnico, emitido por profissional habilitado, que ateste a exposição habitual e permanente às atividades perigosas. Esse laudo deve ser apresentado ao empregador e, caso haja recusa em pagar o benefício, pode ser utilizado como prova em uma eventual ação judicial.

O que fazer em caso de não pagamento do Adicional de Periculosidade?

Se o empregador se recusar a pagar o adicional de periculosidade devido, o trabalhador pode buscar seus direitos por meio de uma ação judicial. Nesse caso, é importante contar com o auxílio de um advogado especializado em direito do trabalho, que poderá orientar sobre os procedimentos legais e representar o trabalhador perante a Justiça.

Quais são as consequências para o empregador que não paga o Adicional de Periculosidade?

O empregador que não paga o adicional de periculosidade devido está sujeito a sanções legais, como o pagamento de multas e indenizações. Além disso, o trabalhador pode buscar seus direitos na Justiça, o que pode resultar em um passivo trabalhista significativo para a empresa.

Qual é a importância do Adicional de Periculosidade?

O adicional de periculosidade é importante para garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que exercem atividades perigosas. Além de compensar financeiramente os riscos adicionais enfrentados por esses profissionais, o benefício também estimula as empresas a adotarem medidas de prevenção e proteção, visando reduzir os riscos e evitar acidentes de trabalho.

Em resumo, o adicional de periculosidade é um benefício previsto na legislação trabalhista brasileira, que tem como objetivo compensar os trabalhadores que exercem atividades consideradas perigosas. Esse benefício é devido aos profissionais que estão expostos a riscos adicionais no desempenho de suas funções, e seu valor é calculado sobre o salário base do trabalhador. É importante que os trabalhadores conheçam seus direitos em relação ao adicional de periculosidade e, em caso de não pagamento, busquem auxílio jurídico para garantir o recebimento desse benefício.