O que é: 2. Legislação – referente aos direitos das pessoas com autismo

A legislação referente aos direitos das pessoas com autismo é de extrema importância para garantir a inclusão e o respeito a essa parcela da população. No Brasil, existem diversas leis e normas que visam assegurar os direitos e a igualdade de oportunidades para as pessoas com autismo. Neste glossário, iremos abordar de forma detalhada as principais legislações relacionadas ao autismo.

Constituição Federal

A Constituição Federal é a lei fundamental do Brasil e garante os direitos e deveres de todos os cidadãos. No que diz respeito às pessoas com autismo, a Constituição assegura o direito à igualdade, à dignidade, à saúde, à educação e à acessibilidade. Além disso, a Constituição proíbe qualquer forma de discriminação, garantindo a inclusão social e a proteção dos direitos das pessoas com autismo.

Estatuto da Pessoa com Deficiência

O Estatuto da Pessoa com Deficiência, também conhecido como Lei Brasileira de Inclusão, é uma legislação abrangente que visa garantir os direitos das pessoas com deficiência, incluindo as pessoas com autismo. Esta lei estabelece diretrizes para a promoção da igualdade de oportunidades, a acessibilidade, a educação inclusiva, o trabalho e a saúde das pessoas com autismo.

Lei de Cotas

A Lei de Cotas é uma legislação que determina a reserva de vagas para pessoas com deficiência, incluindo as pessoas com autismo, em empresas com mais de 100 funcionários. Esta lei tem o objetivo de promover a inclusão social e a empregabilidade das pessoas com autismo, garantindo que elas tenham oportunidades iguais no mercado de trabalho.

Lei de Acessibilidade

A Lei de Acessibilidade estabelece normas e critérios para a promoção da acessibilidade em espaços públicos e privados, garantindo a inclusão das pessoas com autismo. Esta lei prevê a adaptação de edificações, mobiliário, espaços urbanos, transportes e comunicações, de forma a garantir o acesso e a mobilidade das pessoas com autismo.

Lei de Educação Inclusiva

A Lei de Educação Inclusiva determina que as escolas devem garantir o acesso, a permanência e o sucesso dos alunos com deficiência, incluindo os alunos com autismo. Esta lei estabelece diretrizes para a formação de professores, a adaptação de currículos, a oferta de recursos pedagógicos e a promoção da inclusão dos alunos com autismo no ambiente escolar.

Lei do Acompanhante Terapêutico

A Lei do Acompanhante Terapêutico é uma legislação que garante o direito das pessoas com autismo a terem um acompanhante terapêutico em atividades cotidianas, como a ida à escola, ao médico ou a eventos sociais. Este acompanhante tem a função de auxiliar a pessoa com autismo em suas necessidades específicas, garantindo o seu bem-estar e a sua autonomia.

A Lei de Proteção e Defesa dos Direitos das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista é uma legislação específica que visa garantir os direitos das pessoas com autismo, incluindo o acesso à saúde, à educação, ao trabalho e à assistência social. Esta lei estabelece diretrizes para a promoção da inclusão, da igualdade de oportunidades e do respeito à diversidade das pessoas com autismo.

Em resumo, a legislação referente aos direitos das pessoas com autismo é fundamental para garantir a sua inclusão e o respeito à sua dignidade e aos seus direitos. É importante que as leis sejam cumpridas e que haja um esforço conjunto da sociedade e do poder público para promover a igualdade de oportunidades e a acessibilidade para as pessoas com autismo. Através do cumprimento da legislação e da conscientização da sociedade, podemos construir uma sociedade mais justa e inclusiva para todos.