14. Neoplasias benignas

Neoplasias benignas são crescimentos anormais de células que não se espalham para outras partes do corpo. Esses tumores são geralmente não cancerosos e não representam uma ameaça à vida do paciente. No entanto, é importante monitorar essas neoplasias para garantir que não se tornem malignas. Neste glossário, vamos explorar 14 tipos comuns de neoplasias benignas, suas características, sintomas e opções de tratamento.

Neoplasia de células basais

A neoplasia de células basais é um tipo comum de tumor benigno que se desenvolve nas camadas mais profundas da pele. Geralmente aparece como uma protuberância rosa ou vermelha na pele, e é mais comum em áreas expostas ao sol. O tratamento para neoplasias de células basais geralmente envolve a remoção cirúrgica do tumor.

Neoplasia de células escamosas

As neoplasias de células escamosas são tumores benignos que se desenvolvem nas células escamosas da pele. Esses tumores geralmente aparecem como manchas vermelhas ou escamosas na pele e podem ser causados pela exposição ao sol. O tratamento para neoplasias de células escamosas pode envolver a remoção cirúrgica do tumor ou terapias tópicas.

Neoplasia de mama

As neoplasias benignas da mama são crescimentos não cancerosos que se desenvolvem no tecido mamário. Esses tumores podem ser detectados através de exames de imagem, como mamografias, e geralmente não apresentam sintomas. O tratamento para neoplasias benignas da mama pode envolver a remoção cirúrgica do tumor ou monitoramento regular.

Neoplasia de próstata

A neoplasia benigna da próstata é um crescimento não canceroso na glândula da próstata. Esses tumores são comuns em homens mais velhos e podem causar sintomas urinários, como dificuldade em urinar. O tratamento para neoplasias benignas da próstata pode envolver medicamentos, terapias minimamente invasivas ou cirurgia.

Neoplasia de tireoide

As neoplasias benignas da tireoide são crescimentos não cancerosos na glândula tireoide. Esses tumores podem ser detectados através de exames de imagem, como ultrassonografias, e geralmente não apresentam sintomas. O tratamento para neoplasias benignas da tireoide pode envolver a remoção cirúrgica do tumor ou monitoramento regular.

Neoplasia de ovário

As neoplasias benignas do ovário são crescimentos não cancerosos nos ovários. Esses tumores podem ser detectados através de exames de imagem, como ultrassonografias, e geralmente não apresentam sintomas. O tratamento para neoplasias benignas do ovário pode envolver a remoção cirúrgica do tumor ou monitoramento regular.

Neoplasia de pele

As neoplasias benignas da pele são crescimentos não cancerosos que se desenvolvem na pele. Esses tumores podem ser causados por exposição ao sol, genética ou outros fatores. O tratamento para neoplasias benignas da pele pode envolver a remoção cirúrgica do tumor, terapias tópicas ou crioterapia.

Neoplasia de pulmão

As neoplasias benignas do pulmão são crescimentos não cancerosos nos pulmões. Esses tumores podem ser detectados através de exames de imagem, como radiografias de tórax, e geralmente não apresentam sintomas. O tratamento para neoplasias benignas do pulmão pode envolver a remoção cirúrgica do tumor ou monitoramento regular.

Neoplasia de fígado

As neoplasias benignas do fígado são crescimentos não cancerosos no fígado. Esses tumores podem ser detectados através de exames de imagem, como ultrassonografias, e geralmente não apresentam sintomas. O tratamento para neoplasias benignas do fígado pode envolver a remoção cirúrgica do tumor, ablação por radiofrequência ou monitoramento regular.

Neoplasia de intestino

As neoplasias benignas do intestino são crescimentos não cancerosos no intestino. Esses tumores podem ser detectados através de exames de imagem, como colonoscopias, e geralmente não apresentam sintomas. O tratamento para neoplasias benignas do intestino pode envolver a remoção cirúrgica do tumor, polipectomia ou monitoramento regular.

Neoplasia de rim

As neoplasias benignas do rim são crescimentos não cancerosos nos rins. Esses tumores podem ser detectados através de exames de imagem, como ultrassonografias, e geralmente não apresentam sintomas. O tratamento para neoplasias benignas do rim pode envolver a remoção cirúrgica do tumor, embolização ou monitoramento regular.

Neoplasia de colo do útero

As neoplasias benignas do colo do útero são crescimentos não cancerosos no colo do útero. Esses tumores podem ser detectados através de exames de imagem, como colposcopias, e geralmente não apresentam sintomas. O tratamento para neoplasias benignas do colo do útero pode envolver a remoção cirúrgica do tumor, crioterapia ou monitoramento regular.

Neoplasia de bexiga

As neoplasias benignas da bexiga são crescimentos não cancerosos na bexiga. Esses tumores podem ser detectados através de exames de imagem, como cistoscopias, e geralmente não apresentam sintomas. O tratamento para neoplasias benignas da bexiga pode envolver a remoção cirúrgica do tumor, terapias intravesicais ou monitoramento regular.