O que é: Zona Especial de Interesse Turístico (ZEIT)

A Zona Especial de Interesse Turístico (ZEIT) é um instrumento legal utilizado para promover o desenvolvimento do turismo em determinadas áreas. Criada com o objetivo de incentivar investimentos e melhorar a infraestrutura turística, a ZEIT é uma ferramenta importante para impulsionar o setor e atrair mais visitantes. Neste glossário, vamos explorar o que é uma Zona Especial de Interesse Turístico, como funciona e quais são os benefícios de sua implementação.

O que é uma Zona Especial de Interesse Turístico?

Uma Zona Especial de Interesse Turístico é uma área delimitada pelo poder público com potencial turístico significativo. Geralmente localizada em regiões com atrativos naturais, culturais ou históricos, a ZEIT tem como objetivo principal promover o desenvolvimento sustentável do turismo, garantindo a preservação do patrimônio e a geração de empregos e renda para a comunidade local.

Como funciona uma Zona Especial de Interesse Turístico?

Para que uma área seja classificada como Zona Especial de Interesse Turístico, é necessário que seja elaborado um plano de desenvolvimento turístico, que define as diretrizes e metas a serem alcançadas. Esse plano é elaborado de forma participativa, envolvendo os diversos atores locais, como empresários, moradores e órgãos públicos, garantindo a sustentabilidade e a viabilidade do projeto.

Benefícios da implementação de uma Zona Especial de Interesse Turístico

A implementação de uma Zona Especial de Interesse Turístico traz uma série de benefícios para a região, como o aumento do fluxo turístico, a melhoria da infraestrutura, a valorização dos atrativos locais e a geração de empregos e renda. Além disso, a ZEIT contribui para a preservação do patrimônio cultural e ambiental, promovendo o desenvolvimento sustentável da região.

Legislação que regulamenta as Zonas Especiais de Interesse Turístico

No Brasil, as Zonas Especiais de Interesse Turístico são regulamentadas pela Lei nº 11.771/2008, que estabelece as diretrizes para a criação e implementação dessas áreas. A legislação define os critérios para a classificação de uma região como ZEIT, os procedimentos para elaboração do plano de desenvolvimento turístico e as responsabilidades dos diversos atores envolvidos no processo.

Exemplos de Zonas Especiais de Interesse Turístico no Brasil

No Brasil, existem diversas Zonas Especiais de Interesse Turístico, como a Costa do Sauípe, em Bahia, e o Pantanal, no Mato Grosso do Sul. Essas áreas são reconhecidas pelos seus atrativos naturais e culturais, que atraem milhares de turistas todos os anos. A implementação de uma ZEIT nessas regiões contribui para o desenvolvimento econômico e social, gerando empregos e promovendo a sustentabilidade.

Desafios na implementação de uma Zona Especial de Interesse Turístico

Apesar dos benefícios, a implementação de uma Zona Especial de Interesse Turístico também enfrenta alguns desafios, como a falta de recursos financeiros, a resistência da comunidade local e a necessidade de capacitação dos gestores públicos. É fundamental superar esses obstáculos para garantir o sucesso do projeto e maximizar os benefícios para a região.